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Papo de Bicicleteiro

Leitura obrigatória para bicicleteiros e donos de bike shops que buscam mais lucro e eficiência.

Dados atualizados do varejo de bicicletas no Brasil

A Aliança Bike lança os resultados da Pesquisa Anual de Comércio Varejista 2024, um estudo que a associação realiza desde 2018 e que é o mais completo retrato sobre as lojas de bicicleta em funcionamento em todo o Brasil. 



Ao todo, 355 lojistas de todos os estados do Brasil participaram da pesquisa respondendo a um questionário que abordou vários aspectos da atividade, dos modelos de bicicletas mais vendidos a participação de cada produto ou serviço no faturamento total do negócio, passando também por estratégias de vendas online, canais de exposição na loja e muito mais.


O questionário foi enviado diretamente aos lojistas, no período de 15 de janeiro a 19 de fevereiro de 2024.


A amostra foi pensada em uma representatividade do universo considerando uma margem de erro de 5% e um intervalo de confiança de 95%.


Os números do estudo mostram a importância deste segmento na cadeia produtiva de bicicletas. Além da geração de empregos e renda, as bicicletarias seguem sendo o principal acesso de novos ciclistas.


Resumo Executivo 

  • Mais de 90% das lojas estão enquadradas no Simples Nacional.

  • 66% dos funcionários que trabalham nas lojas são registrados na CLT.

  • Cada loja tem uma média de 4 funcionários.

  • 50% das lojas respondentes venderam até 100 unidades de bicicleta em 2023.

  • 40% das lojas foram abertas nos últimos 5 anos e a idade média delas é de 12 anos.

  • Mais de 50% das lojas tiveram faturamento de até R$ 500 mil e mais de 25% de mais de R$ 1 milhão.

  • Mais da metade dos lojistas afirmou haver queda no faturamento e no volume de bicicletas vendidas entre 2022 e 2023.

  • Mais de 60% dos lojistas afirmaram que o modelo de bicicleta mais vendido em sua loja custa até R$ 3 mil.

  • A venda de bicicletas montadas (compradas prontas) ainda é responsável pela maior participação média no faturamento das lojas de bicicletas, com 41%.

  • A venda de acessórios é mais representativa para lojistas das regiões norte, nordeste e centro-oeste.

  • Para lojas menores, a oferta de serviços de mecânica e revisão é muito relevante para o faturamento. Já para as lojas maiores, é a venda de bicicletas inteiras que se destaca.

  • A Mountain Bike (MTB) é o modelo de bicicleta mais comercializado, por mais de 90% das lojas.

  • A proporção de lojas que vendem bicicletas elétricas manteve-se em 50% entre 2022 e 2023.

  • Os modelos de bicicleta mais baratos tendem a ter maior representatividade no faturamento das lojas.

  • Capacetes e apetrechos de iluminação são os acessórios mais vendidos pelas lojas.

  • O e-commerce segue crescendo ano a ano e, quanto maior o faturamento da loja, maior a probabilidade de ela fazer vendas online.

  • O Mercado Livre segue sendo a plataforma com maior presença das lojas que comercializam online, sendo utilizado por mais da metade delas.

  • A maior parte das lojas (78%) organiza ou apoia grupos de pedal.

  • De todas as estratégias de divulgação, as plataformas online (impulsionamento nas redes e sites) e promoção/participação de grupos de pedal são as mais citadas.

  • Embora não estejam otimistas em relação à situação econômica do país para 2024, quase metade dos lojistas acredita que a situação financeira de sua loja irá melhorar neste ano.


Como disse em um post nas minhas redes sociais há alguns dias, dados são feitos para serem medidos e dar base na tomada de decisões. Esse tipo de informação é relevante demais na orientação e tomada de decisões do pequeno lojista na hora da compra, afinal, na maioria dos casos, estes tem um capital de giro curto e precisa ser assertivo na compra.


Lojista, use, abuse desses dados, isso é de altíssima relevância para quem quer obter maior lucratividade e melhores resultados em 2024.


E aí, o que você acha do resultado da pesquisa anual de 2024? Fez sentido com o cenário aí da tua loja?


Vamos pedalar juntos, rumo a novas experiências em 2024!


Eu sou o João Rodrigo, sócio da RLS, da Prowest Bike e Consultor de Negócios presente na história de diversas outras empresas do segmento, vivo de bike há 30 anos e o meu compromisso nesse Blog é ajudar você, dono de bicicletaria, bike shop e o seu time a escalar maiores e melhores resultados.


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